Por
JB da Silva
A
Elite manda, o Político administra, o Militar garante, o Econômico
financia, o Religioso consola e o Povo executa. É assim o esquema
que embasa as ações em qualquer um dos Três Processos
Civilizatórios que mesmo sendo conflitantes, em alguns momentos,
interagem entre si para que um confronto direto não aconteça entre
eles. Ficando a cargo das nações satélites à eles, as guerras,
disputas, acordos bilaterais e até mesmo as ações de cunho
terrorista.
Há
de se convir que a Realesa Na Terra apesar de tender para o Processo
Civilizatório Ocidental de fato também influi pelo menos
politicamente, por trás dos bastidores dos outros dois Processos
Civilizatórios por ter um número maior de “colaboradores” tanto
nos meios legais a nível de governos quanto nos meios ilegais de
qualquer nação a nível de máfias.
É
necessário que se entenda que o Processo Russo Chinês e o Islâmico
estão em fase de deslanche mais o Processo Civilizatório Ocidental
já está pronto e em ação mais não devemos menospresar os outros
dois pois os três mantêm nas malhas de suas redes, toda a
Humanidade.
Tendo
consciência disso, você que faz parte da classe média ou apenas é
um cidadão comum do Povo de qualquer País deve através de sua
conduta pessoal desmantelar este Tripé Satânico ou seu futuro será
o de um “robô serviçal” que quando não mais puder servir será
transformado em ração para alimentar os “robôs” em atividade.
Os
filmes de ficção científica em muitos casos, são proféticos e
denunciam um futuro provável a partir de algo como a Matrix, a Nova
Ordem Mundial.
Os
alicerces da Nova Ordem Mundial é a Globalização cuja tutela é
disputada pelos três Processos Civilizatórios e a partir do
Processo Civilizatório Ocidental a Globalização através da ONU,
FMI e Banco Mundial agem da seguinte forma tendo como exemplo a
América Latina e o Brasil sua referência maior.
Descaracterizar
o Idioma da nação alvo retirando dos dicionários paulatinamente a
cada edição, palavras nativas para facilitar a “inglesificação”
da linguagem usada no dia a dia. Somado a isso a nível de Brasil
ainda existe o trabalho da “mídia” que usa descaradamente
“frases feitas” em inglês nas suas propagandas de produtos e
anúncios de eventos e a nossa industria nacional comete o mesmo
pecado. O estudo de outras línguas é saudável mais se deixar
dominar através de um outro idioma ou cultura é inaceitável.
Destroçar
paulatinamente a escola pública da nação alvo impondo conteúdos
didáticos pedagógicos previamente elaborados e de interesses da
Globalização não permitindo aos educadores inovações ou
distorções dos mesmos.
Implantar
programas de educação a nível nacional mais permitindo a cada
região ou município determinar a sua política educacional própria
o que virá a esfacelar a Universalidade da Unidade Nacional a nível
de Cidadania, Cultura, Educação, Tradição e Costumes. Cidadania é
o rosto, Cultura é o caráter, Educação é a alma, Tradição é
seu histórico e Costume são as ações do corpo ativo da Nação.
Nos
anos 70 do Século passado os finlandeses resolveram implantar o
Sistema Pedagógico Unificado de 1ª a 9ª série que não permite
linhas diferentes ou modos diferentes de se ensinar e isso levou a Finlândia a ocupar há décadas os mais altos postos de avaliação
escolar no planeta o que veio a consolidar a posição da Finlândia
como nação independente e próspera no Concerto das Nações.
Só
podemos entender uma Pátria como Nação independente quando o
pensamento, as ações, as metas, o comportamento e objetivos de seus
cidadãos estiverem UNIVERSALMENTE harmonizados entre si e foi
exatamente isso que ocorreu na Finlândia a nível de Educação que
gerou uma independência Social e Política ao país. Logo, podemos
deduzir que a Finlândia não será um peixe indefeso nas redes da
Globalização.
Descaracterizar
o professor banalizando a sua imagem como educador ou educadora. No
Brasil isso é feito quando os alunos ao falar com o educador o chama
de de Tio ou Tia.
Como
a iniciativa privada está estreitamente interligada a Globalização
promover aporte e suporte econômico as mesmas. Note-se que essa ação
está evidenciada a partir do momento que o governo paga bolsas de
estudo integrais ou parciais a escolas e faculdades pelos alunos
oriundos da escola pública além do que tais instituições de
ensino ainda cobram mensalidades escorchantes a seus alunos naturais
oriundos da classe média ou das elites.
Em
resumo; o cidadão paga impostos e um percentual vai para a educação
e desta verba o governo destina uma parte para a iniciativa privada
de educação para que ela cobre do mesmo cidadão a educação de
seus filhos. É como se o cidadão colocasse uma arma na mão daquele
que vai lhe assaltar.
Discutir
demagogicamente com os educadores planos de carreira e salários
mesmo que no auge dos entendimentos e em meio a greves se esfacele o
ano letivo.
Implantar
programas, projetos e planos de acesso gratuito as universidades do
governo mais impor obstáculos quase que intransponíveis aos
candidatos como: quebra de sigilo das provas, erro propositais de
impressão de matérias e mesmo contemplados com altas notas nos
exames, os candidatos terão dificuldades de acesso as fontes de
inscrição via Web principalmente quanto a homologação dos
contratos de pagamento de bolsas nas instituições de destino
públicas ou privadas.
Isso
acarreta a desistência de muitos e a exclusão de outros tantos
principalmente os de origem humilde. Somado a isso entenda-se;
principalmente no Brasil o número de postos de serviço disponíveis
é TRAGICAMENTE inferior ao número de jovens que se formam nas
Universidades.
Isso
não incomoda a Sociedade, não preocupa o Governo mais satisfaz a
Globalização que terá sempre um contingente apreciável de
profissionais disputando o único posto de serviço pois o que
estiver trabalhando estará sempre vivenciando a expectativa de ser
demitido ou substituído por outro profissional às vezes aceitando
por carência, um salario menor.
Este
é o real quadro da situação EDUCACIONAL na América Latina, África
e Brasil e é evidente que os ecos de uma Educação destroçada ou
falida atingem as outras áreas de ação da nacionalidade ou seja; a
política, a economia, o comercio, os meios produtivos e o
desenvolvimento social.
A
nível de Brasil, são muitos os programas e planos e temos aí o
Plano Nacional de Educação já aprovado em fase de implantação.
Mais sairá mesmo do papel?
Para
se responder esta pergunta temos que fazer as seguintes
considerações:
Por
ser um Estado Democrático e na Democracia a demagogia é a renda que
enfeita a sua roupagem, o Governo Brasileiro não deixa de ser
DEMAGOGO pois no Plano Nacional de Educação estão embutidos os
Interesses do FMI e Banco Mundial bem como da iniciativa privada
tentáculos destas instituições, que determinam as políticas e
metas educacionais a serem cumpridas nos países a eles filiados como
é o caso do Brasil.
O Plano Nacional de Educação é
viável, moderno, ousado em suas metas e prático em sua execução
mais se for administrado realmente pelo Governo e não pela
INICIATIVA PRIVADA que obtêm lucros astronômicos na área de
Educação devido a descarada e vergonhosa atitude passiva de nossos
políticos que defendem e advogam os interesses das mesmas haja
vista que a INICIATIVA PRIVADA conseguiu que o plano fosse aprovado
de acordo com seus interesses com o aval dos partidos políticos na
Câmara que votaram em favor da emenda dos senadores que
confunde o caráter público da educação. E isso é evidente
que não é de graça; incluir o ensino privado nos 10% que serão
investidos em educação é um retrocesso',
O
PNE pode ser apenas um objetivo ideado sem a certesa de ser alcançado
o seu deslanche devido ao fato de que; o Governo o principal gestor,
em relação aos interesses e necessidades nacionais, apenas
coloriza projetos e objetivos com sua atitude acadêmica mais não
se empenha a fundo com a operacionalidade prática de sua execução
a não ser que politicamente ou ideologicamente isso lhe interesse.
Em
sendo assim, a Sociedade Brasileira no seu todo; pais de alunos,
alunos de nível medio e superiores e os Educadores no contexto geral
da Educação devem estar atentos a estes itens:
Se
o conteúdo Pedagógico proposto para embasar o Plano é universal
abrigando dentro de si todos os critérios regionais e se está
harmoniosamente entrelaçado com nossa Cultura, Costumes, Tradição,
Cidadania e antevê na sua aplicação a necessidade de se inovar e
pesquisar dentro da sala de aula.
Isto
significa dizer que o Educador(a) pode inovar e o aluno em reflexo
pode deslanchar embora isso não interesse ao Sistema.
Se
a política de educação sexual contempla por princípio a unidade
da família, a intreguidade da população infanto juvenil do que
diga respeito a uma orientação segura respeitando as preferências
individuais devido ao fato de que as Políticas de Educação
subliminarmente e até diretamente impostas as nações sub
desenvolvidas e emergentes não contempla a unidade da família mais
sim a sua pulverização, a descaracterização da personalidade
tanto feminina das meninas como a masculina dos meninos assim como a
fomentação da ideia universal de uma Humanidade constituída de
homossexuais em parte ou no seu todo.
Se
a Mandala mágica da Educação Pública apresenta suas partições
realmente ativas isto é; a Educação Infantil, o Ensino
Fundamental, o Ensino Médio, a Universidade e se elas estão
embasadas pelo constante aperfeiçoamento dos Educadores(as).
Isso
significa dizer que o aperfeiçoamento constante de Educadores(as) é
a energia primordial que faz com que essas partições se entrelaçem
e se movimentem.
Se
existe garantias reais da aplicação de políticas de cargos e
carreira, salários compatíveis e aperfeiçoamento dos
Educadores(as). Temas que ainda exigem discussões e entendimentos.
Isto
significa dizer que o deslanche do PNE está intimamente relacionado
com estes Temas.
****
O olho que dizem que tudo vê, olha o Mundo e não me enxerga
pois no Ontem não era, no Hoje não é e no Amanhã nunca será. No
entanto Eu olho o Mundo e o olho que dizem que tudo vê: Eu o vejo e
o enxergo pois no Ontem Eu era, no Hoje Eu sou e no Amanhã sempre
serei porquê na Eternidade das Eternidades, Sou Um de D*E*U*S*.
****
****
Eu vim, vi e venci e nem “eles” me viram nem tu me
viste.
****
Um abraço a todos, até o próximo artigo e Inté.
****
Independência ou Sorte. O Aedo do Sertão
**** Fim.
**** Fim.