segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

De olho no dragão - II

Nas relações com o Brasil a China é só trejeitos e sorrisos haja vista que na Conferência Rio+20 seu primeiro ministro Wen Jiabao a mais importante figura do evento propôs a criação de uma zona de livre comercio entre o Mercosul e a China.. Isto facilitaria os investimentos mútuos. Mais qual é o país da America Latina que tem condições de investir na China?
A resposta coerente é esta: NENHUM. E com os acordos firmados a China ficaria à vontade para investir no Cone Sul aonde quisesse e como bem entendesse a partir de seus interesses.
Na época as autoridades brasileiras festejaram o anuncio pensando que a China com esta declaração do seu ministro estava prestigiando o Brasil. Ingênuos “tupiniquins”, os chineses estavam cuidando nada mais nada menos de seus interesses na área da conquista de novos consumidores para seus produtos bem como a aplicação de seu capital em áreas específicas de lucro fácil e rápido como os meios de transporte, petróleo e ferrovias.
No momento o retrato da China é este:
Economia sólida
Parque industrial eficiente
Exportação eficiente
Exploração do turismo eficiente
Investimentos seguros e rentáveis no exterior
Progresso continuado
No entanto, para manter este progresso continuado a China terá que manter a sua política trabalhista sócio escravagista, obter matéria prima o mais barato possível no exterior mesmo que isto lhe custe certas concessões a este ou aquele país, investir pesado nas nações em dificuldades principalmente as que possuem farta matéria prima para oferecer e a manutenção nas tecnologias de ponta de todo o tipo.
A outra realidade da China é esta: o progresso e o veloz crescimento da China não modificaram a vida da metade da sua população que vive ou sobrevive abaixo da linha de pobreza e 70% dos chineses vivem nas zonas rurais Os ricos ou milionários não chegam a 10% da população total mais estão ficando cada vez mais ricos criando assim uma super elite dentro da própria elite social e política chinesa e este desnível social está preocupando o Partido, pois pode causar dissensões na sociedade e até mesmo dentro do partido.
Ressalvado fique que o progresso chinês ainda não equacionou ou resolveu os problemas de educação e saúde.
Muitas passeatas de protesto já acontecerem em 2012 e isto significa dizer que o Progresso chinês é de uma elite, não é da China e não é dos chineses. Mesmo que o nível de vida da maioria da população chinesa se eleve do progresso chinês ela será somente o espectador.
Que fique bem claro que não existe uma leitura real dos padrões de vida da população chinesa na urbe e muito menos nos campos.
A Mídia nos apresenta uma China pujante vigorosa mais não nos mostra os aspectos negativos de seu progresso nem a sua miserabilidade social. Mais quem quiser saber da verdade é só pesquisar na Internet.
Estas coisas apavoram o governo chinês:
O crescimento demográfico.
Desastres ambientais provocados pela industrialização desenfreada e sem respeito ao meio ambiente.
Políticas inadequadas no controle da alta taxa de poluição.
O crescente aumento de salários e diminuição da disponibilidade de mão de obra especializada. Isto pode provocar a evasão de indústrias para outros países.
A possível incapacidade de nações em comprar a sua crescente super produção e excedentes devido à preferência ao produto local de melhor qualidade.
Dificuldades em conciliar o rápido desenvolvimento interno com sua estabilidade no plano externo.
Numa visão simples, temos este quadro a apreciar:
A bolha do capitalismo que por motivos outros foi perfurada murchou um tanto levando bancos e empresas a falência e o prejuízo a milhões de pessoas. A bolha do capitalismo está agora atrelada a bolha chinesa, se esta explodir o desastre será total.
Por quanto tempo o progresso chinês estará ativo? Isto ninguém pode responder mais podemos fazer o seguinte raciocínio; o capitalismo sobreviveu e reinou sozinho enquanto tinha a tutela de todas as atividades econômicas do planeta. Seu erro principal foi restringir a posse dos lucros a um pequeno número de nações parceiras, a multinacionais e pessoas isto é, uma elite internacional e somado a isto se registre a luta incessante de nações, etnias e empresas pelo mundo afora tentando se libertar de seu jugo político, militar e econômico. È impossível se subjugar a toda uma Humanidade a seu bel prazer.
A bolha do capitalismo chinês mais consistente está paulatinamente inflando mais a sua película deve ser cuidada para que ela não se rompa e a bolha não venha a explodir ou implodir levando o caos aos quatro cantos do planeta.
O raciocínio sobre é de uma matemática até simplista:
O gás que infla a bolha é o progresso econômico e industrial chinês e a película da bolha é a capacidade das outras nações de comprarem o quer que seja o produto chinês.
Paulatinamente, no entanto o gás injetado na bolha diminuirá de pressão. A arrancada para cima dos salários na China e a já prevista evasão de indústrias e capitais para outras nações onde a mão de obra é mais em conta, obrigará a mesma a reduzir a sua atividade industrial e a lutar para manter a sua taxa efetiva de crescimento nos próximos anos em torno de 3% ao ano. Para enfrentar este problema o governo chinês está incentivando a interiorização da indústria com a intenção de fazer a China crescer para dentro.
O capitalismo chinês está incorrendo nos mesmos erros do capitalismo ocidental; a manutenção de super elites bilionárias, super empresas e multinacionais que a tudo podem e a submissão de toda a população a seus ditames econômicos isto é; a velha política dos “servidos” e dos “servidores”.
Mas, apesar disso, ganhando um pouco mais, a população chinesa pode se tornar de imediato consumidores vorazes tanto de produtos nacionais como internacionais alavancando micro bolhas de progresso em determinados países apadrinhados principalmente naqueles que são nações emergentes e possuem matéria prima própria para abastecer seu parque industrial como é o caso do Brasil.
Isto atrelará ainda mais a economia mundial a economia chinesa que de qualquer forma garantiu uma certa estabilidade ainda que débil da economia mundial. A bem da verdade a China antes importadora agora exporta capitais.
Estas informações nos levam a entender que uma nova estratégia serão desenvolvida pelas três forças que disputam a tutoria do planeta e de que um confronto bélico não está descartado e em acontecendo o desastre será total.
Mediante este quadro propomos o seguinte a partir da NOS:
Estar atentos aos seguintes itens e seus subtítulos:
Acordos, tratados, investimentos e políticas de cooperação mútua e parcerias.
Desenvolvimento do mercado interno e resguarda do parque industrial.
Acelerar a organização sócio política e empresarial do “Brasil de Dentro”
Está atento aos atos do governo, administradores públicos e políticos.
Incentivar a poupança individual e coletiva.
Estar atentos as necessidades da educação e da pesquisa.
Promover a qualificação profissional antes da maior idade.
Acelerar e facilitar os processos de patentes
Senhoras e Senhores, a partir destes itens uma gigantesca tarefa pode ser empreendida pelo 4º Poder para resguardar o futuro do Brasil e dos Brasileiros mais ela é extensível as Moléculas internacionais que usarão os Protocolos a partir de suas necessidades.
Em se falando do Brasil, ele dispõe de mecanismos e soluções para enfrentar incólume qualquer crise futura. Caso a Bolha chinesa cresça e a China e seus parceiros venham a se tornar os mandatários da economia e da política mesmo assim o Brasil estará em igualdade de condições para sentar à mesa e negociar.
Caso a Bolha chinesa exploda ou imploda, o Brasil estará solidamente estruturado para enfrentar a crise global.
Por isso, é necessário preparar o Brasil para qualquer eventual situação de risco futuro e ficar de olho no Dragão e isto é tarefa para o 4° Poder.
Assim que Theu terminou o Santo Piá determinou que fossem abertas as inscrições para encaminhamento de propostas à mesa. Muitas foram apresentadas e após debates acirrados duas foram indicadas para serem anexadas as propostas feitas pela Equipe de Estudos.
Uma tratava de se apressar o trabalho que seria desenvolvido pela índia Hacany Penevve e a Srta Zhang e a outra era possibilidade da População Molecular ter acesso a vídeos específicos sobre  os assuntos aqui tratados.
Tudo acertado, a reunião ia ser dada como encerrada mais em uma enorme tela a imagem do oficial do Sistema apareceu;
- Atenção! Atenção! Alerta amarelo. Viva voz ou digitalização do Sistema em trinta segundos. Ordem de serviço: Retransmissão para a esquadrilha e para as Moléculas.
Na tela tridimensional o Sistema começou a digitalizar:
“” Senhoras e senhores. A partir deste ano se faz necessário dar a devida atenção a temperatura ambiente para minimizar os efeitos tanto do calor como do frio.
As novas construções nas Moléculas devem ser construídas obedecendo aos critérios de previsão para o calor intenso ou frio intenso.
As fontes, nascentes, rios e lagos sobre a responsabilidade das Moléculas devem ser convenientemente resguardados bem como as regiões de cerrados e caatingas.
Não construir em áreas ribeirinhas ou próximas a orla marítima.
Manter uma distância de quatro quilômetros de rios e quarenta quilômetros da orla marítima.
Verificar se todas as Células Urbanas e Rurais dispõem de áreas prioritárias “”
- Hum! Hum! A Mãe Terra está começando a perder a paciência com os terráqueos, comentou o Santo Piá.
Como o Plenário estava completamente em silêncio indaguei a mesa:
- Áreas prioritárias o que é isso?
Theu levantou-se e explicou:
- Em caso de alguma catástrofe ambiental ou outra que por ventura venha a acontecer, todos os habitantes da Célula correm para a área prioritária e de lá são rapidamente evacuados pelas nossas naves.
- Bem isto é no campo da semi matéria,  pois no da matéria caso haja o desastre nada poderemos fazer.
- Cmte Jotha me desculpe mais devo lembrar ao Senhor que estamos construindo um Mundo Novo talvez a nossa atuação constante possa até minimizar os acontecimentos ou fatos desastrosos.
- Bem lembrado Theu. É necessário que todos se lembrem que nossas atividades se refletem paulatinamente no campo da matéria daí a importância das nossas atividades serem realmente sérias e de interesse global, aparteou o Santo Piá.
Como tudo estava decidido o Santo Piá deu a reunião por encerrada mais enfatizou que as propostas seriam levadas a apreciação do Sistema e após a sua análise, revisão e publicação do laudo elas seriam postas em prática.
Íamos saindo quando Dhoren se aproximou e indagou ingenuamente:
- Meu Santo é verdade que o Dragão chinês existe?
- Por que você quer saber Dhoren?
- É que estava imaginando uma luta entre um dragão e uma sucuri.
- E a luta já terminou?
- Não meu Santo. Agora é que ela está se enroscando nele.
A gargalhada foi geral.
****
**** O olho que dizem que tudo vê, olha o Mundo e não me enxerga pois no Ontem não era, no Hoje não é e no Amanhã nunca será. No entanto Eu olho o Mundo e o olho que dizem que tudo vê: Eu o vejo e o enxergo pois no Ontem Eu era, no Hoje Eu sou e no Amanhã sempre serei porquê na Eternidade das Eternidades, Sou Um de D*E*U*S*.

**** Eu vim, vi e venci e nem “eles” me viram nem tu me viste.
**** Um abraço a todos, até o próximo artigo e Inté.
**** Independência ou Sorte. O Aedo do Sertão